Pular para o conteúdo principal
Vamos iniciar uma série de textos explicativos sobre teoria musical
Iniciaremos com leitura musical
ESTUDANDO: TEORIA MUSICAL
Leitura Musical
Pauta
Usamos a Pauta ou Pentagrama para escrever música:
As notas musicais podem ser escritas tanto nas linhas como nos espaços da pauta e assim podemos saber qual nota está sendo representada. As linhas devem ser contadas de baixo pra cima e o primeiro espaço encontra-se entre a primeira e segunda linhas.
CLAVES

Clave é um sinal colocado no início da pauta e dá nome à nota que está na mesma linha dela.
É importante observar o tipo de clave para poder ler as notas.
Há vários tipos, porém as mais comuns são a Clave de Sol que é usada por instrumentos de alto alcance sonoro como o violino, flauta, trompete e clarinete.
E a Clave de Fá que é usada por instrumentos de baixo alcance sonoro como o baixo e violoncelo.

NOTAS

Antes de saber como se escreve as notas na pauta, vamos ver a ordem e seus nomes. Nosso sistema de música tem 7 notas. A ordem é Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Ou em cifras respectivamente C, D, E, F, G, A, e B. Correspondem às teclas brancas (naturais) do piano:
A maior distância entre duas notas é chamada de Tom e sua metade de meio tom ou semitom.
(Fonte: "Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo" de Belmira Cardoso e Mário Mascarenhas)

Consta que foi Guido D'Arezzo, célebre músico do século XI, quem deu nomes aos sons musicais aproveitando a primeira sílaba de cada verso do seguinte hino a São João Batista:
Utqueant laxis
Re
sonare fibris
Mi
ra gestorum
Fa
muli tuorum
Sol
ve polluti
La
bii reatum
S
ancte Ioannes
Tradução: Purificai bem-aventurado João, os nossos lábios polutos, para podermos cantar dignamente as maravilhas que o Senhor realizou em Ti. Dos altos céus vem um mensageiro a anunciar a teu Pai, que serias um varão insigne e a glória que terias.
Como a sílaba Ut era difícil de ser cantada, foi substituída por Dó. O Si foi formado da primeira letra de Sancte e da primeira de Ioannes.
Um coral de meninos daquela época costumava, antes de suas exibições em público, cantar este hino, pedindo com fé a São João Batista que protegesse suas cordas vocais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campo harmônico Campo harmônico  é um conjunto de acordes formados a partir de uma determinada escala. Tome como exemplo a escala de dó maior: C, D, E, F, G, A, B. Como formar um campo harmônico Para cada nota dessa escala, iremos montar um acorde. Vamos ter, portanto, sete acordes, que serão os acordes do campo harmônico de dó maior. Como faremos isso? Para cada nota da escala, o acorde respectivo será formado utilizando o primeiro, o terceiro e o quinto graus (contados a partir dessa nota, em cima dessa mesma escala). Vamos começar com a nota C. O primeiro grau é o próprio C. O terceiro grau, contando a partir de C, é E. O quinto grau, contando a partir de C, é G. Acordes do campo harmônico de dó maior O primeiro acorde do campo harmônico de dó maior é formado então pelas notas C, E, G (repare que esse é o acorde de dó maior, pois E é a terça maior de Dó). Agora vamos montar o acorde da próxima nota da escala, que é D. O primeiro grau é o...
Cálculo Modular de Notas e de Intervalos Do ponto de vista numérico-matemático, uma nota musical pode ser representada por um determinado número inserido num universo ilimitado de números. Se a nota Dó central, por exemplo, arbitrariamente ocupar a posição 60. Este universo pode ser dividido qualitativamente num universo ideal, no nosso caso, em função do número de partes da divisão do  diapasôn  (da oitava justa). Por exemplo, utilizando a nossa escala cromática o universo ideal seria a divisão duodenária (12) e a representação dos números a seguinte: o número 0 (zero) a nota Dó; o número 1 (um) a nota Dó# ou Réb; o número 2 (dois) a nota Ré; o número 3 (três) a nota Ré# ou Mib; o número 4 (quatro) a nota Mi; o número 5 (cinco) a nota Fá; o número 6 (seis) a nota Fá# ou Solb. o número 7 (sete) a nota Sol; o número 8 (oito) a nota Sol# ou Láb; o número 9 (nove) a nota Lá; o número 10 (dez) a nota Sib ou Lá#; o número 11 (onze) a nota Si; O próximo ...
A  clave de fá , também chamada de  androclave  ou de  clave masculina , é uma das  claves musicais  existentes. Seu símbolo musical, em forma de um  "F"  estilizado, é a letra que representava a nota no antigo sistema de notação musical ( letras de A a G ), sendo que, entre os dois pontos encontra-se a linha na qual se assenta a nota Fá. Geralmente é aplicada na terceira ou quarta linha da pauta musical (contando-se de baixo para cima), todavia, pode ser aplicada nas outras linhas. É utilizada principalmente para instrumentos graves como o  baixo , a tuba, o contrabaixo, a parte esquerda do piano, para a voz dos baixos, no passado esta clave era utilizada para o  barítono , mas seu uso na música atual é raro. Também é possivel escrever a clave de fá na terceira linha, possibilitando um registro ligeiramente mais agudo. Nesta clave, a linha de referência é indicada pelos dois pontos e assume a nota Fá-3. A posição mais frequente ...