Vamos iniciar uma série de textos explicativos sobre teoria musical
Iniciaremos com leitura musical
ESTUDANDO:
TEORIA MUSICAL
Leitura Musical
Pauta
Usamos a Pauta ou
Pentagrama para escrever música:
As notas musicais podem ser escritas tanto nas
linhas como nos espaços da pauta e assim podemos saber qual nota está sendo
representada. As linhas devem ser contadas de baixo pra cima e o primeiro
espaço encontra-se entre a primeira e segunda linhas.
CLAVES
Clave é um sinal colocado no início da pauta e dá nome à nota que está na mesma linha dela.
É importante observar o tipo de clave para
poder ler as notas.
Há vários tipos, porém as mais comuns são a
Clave de Sol que é usada por instrumentos de alto alcance sonoro como o
violino, flauta, trompete e clarinete.
E a Clave de Fá que é usada por instrumentos
de baixo alcance sonoro como o baixo e violoncelo.
NOTAS
Antes de saber como se escreve as notas na pauta, vamos ver a ordem e seus nomes. Nosso sistema de música tem 7 notas. A ordem é Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Ou em cifras respectivamente C, D, E, F, G, A, e B. Correspondem às teclas brancas (naturais) do piano:
A maior distância entre duas notas é chamada
de Tom e sua metade de meio tom ou semitom.
(Fonte: "Curso Completo de Teoria Musical
e Solfejo" de Belmira Cardoso e Mário Mascarenhas)
Consta que foi Guido D'Arezzo, célebre músico do século XI, quem deu nomes aos sons musicais aproveitando a primeira sílaba de cada verso do seguinte hino a São João Batista:
Utqueant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
Tradução: Purificai bem-aventurado João, os
nossos lábios polutos, para podermos cantar dignamente as maravilhas que o
Senhor realizou em Ti. Dos altos céus vem um mensageiro a anunciar a teu Pai,
que serias um varão insigne e a glória que terias.
Como a sílaba Ut era difícil de ser cantada,
foi substituída por Dó. O Si foi formado da primeira letra de Sancte e da
primeira de Ioannes.
Um coral de meninos daquela época costumava,
antes de suas exibições em público, cantar este hino, pedindo com fé a São João
Batista que protegesse suas cordas vocais.
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